Impressora matricial – vantagens e desvantagens

Uma impressora é um equipamento conectado à um computador para obter um resultado de saída.  Nos dias de hoje, devido a melhora das tecnologias também já é possível conectar outros dispositivos, como por exemplo uma câmera digital, ou enviar diretamente um e-mail, e a impressora realizar a impressão.

Impressora matricialA impressora matricial é o modelo mais antigo de impressora e é o melhor exemplo que podemos dar de uma impressão por impacto. Isto por que a impressora matricial imprime através de uma cabeça de impressão que por impacto contra uma fita embebida em tinta acaba gerando a impressão no papel. Este tipo de impressão é muito parecido com o mecanismo de impressão das velhas máquinas de escrever.

De início as impressões eram um pouco limitadas, muito focadas em apenas imprimir textos e com fontes específicas. Com o passar do tempo novos modelos de impressora matricial foram desenvolvidos permitindo a impressão de diversas fontes e gráficos.

O que acabou evoluindo na impressora matricial foi justamente sua cabeça de impressão, que contendo uma matriz de pequenos pinos, pinos estes que criam impacto da fita de tinta contra o papel, é capaz de “desenhar” mesmo que limitadamente, qualquer imagem no papel.

A cabeça de impressão é a parte que constantemente se move, percorrendo todo o papel (geralmente formulários de papel contínuo) que estão a passar pela impressora matricial.

Prós da impressora matricial

  • A impressora matricial é relativamente barata;
  • As impressões podem ser impressas em diversos papéis ao mesmo tempo, usando um papel carbono entre as folhas;
  • O custo de impressão por página é o mais baixo de todos se compararmos com outros modelos de impressoras;
  • A fita de impressão, suprimento da impressora matricial, vai acabando aos poucos, se tornando cada vez mais claras as impressões, ao contrário de um cartucho de tinta ou cartucho de toner que acabam do nada;
  • As impressoras matriciais utilizam papel contínuo para imprimirem;
  • A manutenção das impressoras matriciais é baixa e barata;
  • As impressoras matriciais toleram sujeira e ambientes inóspitos encontrados em determinadas zonas industriais.

Contras da impressora matricial

  • A qualidade de impressão de uma impressora matricial não é boa (baixa resolução);
  • As impressoras matricial fazem muito barulho na hora de imprimirem;
  • Os pinos de impressão se entortam facilmente, destruindo a cabeça de impressão;
  • O papel contínuo deve ser sempre primeiramente alinhado manualmente, o que pode consumir tempo antes de imprimir;
  • A densidade para impressões de código de barras é baixa e pode gerar falhas de leitura dos mesmos.

Digamos que os prós e contras de uma impressora matricial estão em mesmo número. Então, para decidir se você pode ou não utilizar uma impressora matricial vai muito de seus pré-requisitos. Não existe milagre: para obter um baixo custo de impressão você perde em qualidade de impressão, e vice-versa.

Nos dias de hoje, mesmo parecendo um pouco ultrapassadas, as impressoras matriciais ainda podem ser encontradas em fábricas, caixas eletrônicos, caixas registradoras, etc.
Se você quer conhecer um pouco mais sobre os modelos de impressora matricial que ainda são comercializados no país, não deixe de visitar o catálogo da informática SHOP.